. BD - prévios - Lenda da Caparica - nº1

Uma das lendas que fala da história que atribuiu o nome actual à Costa da Caparica. Um manto, xaile, rico - Capa Rica. A história chegada é já provavelmente um resumo das várias lendas existentes sobre a Caparica. Descobri recentemente duas versões bastante mais pormenorizadas no blog "Caparica Futurista":
Transportei a versão provavelmente sumária para banda desenhada, mais tarde impressa na revista "Gastronomia e Mesa - comeres caparicanos". Foi lá para Maios de 1997, altura de grande ebulição artística e a primeira vez que toquei em côr no desenho, aguarelas oferecidas em presente de anos pela turma do IADE, até hoje grandes amigos.
Aqui vai a história da primeira de quatro pranchas:
- Era uma vez uma velhinha que vivia numa dessas pequenas e risonhas provoações sobranceiras ao mar, por cima da falésia, a sul to Tejo, a meio caminho entre Almada e o oceano.
- Esfarrapada, arrastando-se com dificuldade no seu corpito magro e diminuído pelos anos, sempre envolta numa capa, remendada num xadrez caprichoso e polícrono.
- Chamavam-lhe bruza e avarenta: Acusavam-na de pedir, pedir sempre não obstante supôr-se-lhe muito dinheiro escondido não se sabia onde.

Comentários

Mensagens populares