. CONTO DE NATAL (1997)

Era Inverno, as ruas estavam aquecidas por cobertores de neve, os prédios perdiam o azedume cinzento e os carros encalhados e impotentes até faziam repousar os ouvidos…

Faltava-lhe qualquer coisa no sangue; o besunto que engendrava os órgãos, tecidos e artérias de seu corpo engelhado e carcomido: a branca amiga poeirenta não lamuriava nem tornava a carcaça dolorida, repetidamente o seu alento não ficaria desiludido em sua nobre missão.

Estava envolvido num êxtase de ansiedade; como um miúdo antes de abrir uma prenda oferecida, mas como bom drogado que era, desesperava; sôfrego, a trepar pelas paredes por uma boa picadela, já agora misturada com sangue, porque amanhã ainda se esmifrava: o bocadinho fazia por render, valia-se. Pão Nosso.

Só via a maldita heroína em tudo o que fosse canto, e angustiava por dar de caras com o dealer da esquina, o muito apetrechado Sebastião do bairro.
Por momentos ao ver dois catraios a correr na neve, suspiraram-se-lhe recordações, de quando ainda olhava para a neve de outra maneira… os olhos ficaram humanos, aguados e entristecidos revoltados com a miséria deste mundo.

Para quem passasse, diria que tinha uma valente pedrada nos cornos…



A troca foi feita.
Desatou a correr, abrindo caminho pela neve com todas as suas forças, desbastando teias e matos imagináveis, na sôfrega procura dum pequeno nicho onde pudesse esconder e refugiar a rica prenda, até já nem precisava da rançosa esbranquiçada. Como os brinquedos, a droga conquistada perde toda a sua piada. O que se gosta é olhar para os vidros das lojas e observar, observar e esperar.
Mas parecia-lhe correr há uma eternidade...

Subitamente sentiu uma dor na perna.



A fome alvadia foi saciada. Ingeriu-a duma só vez, através dos poucos canais que restavam ainda não profanados.
Só que desta vez não foi fome, foi gula.



A última coisa que viu antes de esborrachar as trombas no asfalto foi luz. Não soube se da morte de overdose, se reflexos de toda aquela brancura que o rodeavam.



Quando voltou a si, desta vez, estava deitado numa cama. Os lençóis eram limpos e macios, havia cheiros agradáveis no quarto.
Calhou naquele instantinho passear por lá, na nossa avenida branca, um querido “pai Natal garrido” pessoa.
Talvez na Páscoa continue com a perna agarrada ao corpo, ensanguentada e gangrenada, num qualquer beco infestado de nojo e pestilências humanas, com aquele brilho infantil nos olhos, mas a mesma demência que não pára,

á espera, sempre à espera, até que os olhos se fechem, a dor alivie e o sofrimento acabe, espapaçado numa acolhedora pocilga, possivelmente ainda e para sempre recheada e coberta de neves; luzentes que ferem, condenam e consomem as almas cansadas...

Era Inverno... e os carros impotentes e encalhados até faziam repousar os ouvidos...

Comentários

  1. Já conhecia este conto, mostraste-me na altura mas vê-lo assim ilustrado é outra coisa! Umas boas festas com o que te apetecer mais! Um grande beijinho para ti Zé

    ResponderEliminar
  2. Um grande beijinho para ti. Depois da transição do ano a ver se se combina qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  3. então estou a espera de mais cenas neste blog

    ResponderEliminar
  4. A real dureza das palavras em que se escreve um conto de Natal sem dúvida diferente... tudo isto retratado com ilustrações de excelência!!!

    Muito bom, os meus parabéns Zé!!!

    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela tua apreciação Mbb. Tentei chocar aquela imagem do sonho americano

    Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares